FaceBook Instagram Pinterest

Home > LifeStyle > Minhas receitas

POSTA DE BACALHAU COM POLENTA CREMOSA

O post de hoje vai dar água na boca, vem ver!

Foto: Rejane Varella

Tive o prazer de ver em primeira mão o passo a passo da receita de Posta de Bacalhau com Polenta cremosa, que o chef Marco Antônio Araújo, do restaurante Alfredo’s Gallery, irá preparar exclusivamente para a Páscoa.

Gente, tudo perfeito, fiquei impressionada com o capricho de dos detalhes. O aroma na hora do preparo estava divino, e o melhor, ainda pude levar uma “quentinha” para casa e me deliciar.

Então vamos lá, vou compartilhar com vocês o passo a passo, anotem aí:

RECEITA PARA 1 PESSOA

INGREDIENTES:


1 posta de 500g de bacalhau dessalgada;
150 g de polenta pré cozida;
1 xícara de caldo de legumes dissolvido na água;
3 azeitonas pretas picadas;
½ tomate picado sem pele e sem semente;
1 dente de alho;
4 tomates cereja;
120 ml de azeite;
60 g de parmesão ralado;
50 g de manteiga gelada:
Cenoura e batata cruas cortadas bem finas ( como um espaguete) e brotos de rúcula para a decoração do prato;
Farinha de trigo e sal a gosto;

PREPARO:

Colocar o azeite numa frigideira em fogo alto, passar a posta do bacalhau na farinha de trigo e bater com a mão para tirar o excesso. Em seguida, colocar a posta na frigideira, abaixar o fogo e deixe grelhar dos dois lados, depois acrescentar os tomates cerejas e o alho, deixar dourar e desligar o fogo. Deixar reservado. Depois colocar na mesma frigideira os tomates picados e as azeitonas picadas, misturadas no azeite.

POLENTA:
Colocar o caldo de legumes numa panela pequena, depois acrescentar metade do leite, deixe esquentar, em seguida colocar toda a polenta e misturar bem, colocando o restante do leite aos poucos. Quando estiver aparecendo o fundo da panela, acrescentar a manteiga gelada e o queijo parmesão, misturar bem. Se precisar, colocar sal.

Para a decoração do prato: Passar a cenoura na farinha de trigo e tirar o excesso, fritar em fogo bem alto e depois deixar escorrer. Fazer a mesma coisa com a batata, reservar.

MONTAGEM DO PRATO:

Colocar primeiro a polenta, em cima a posta de bacalhau e dos lados os tomates e as azeitonas picadas, os tomates cerejas e o alho. Depois colocar em cima do bacalhau, os crispins de batata e de cenoura, e os brotos.

Para harmonizar escolhemos um vinho branco: Chateau Cazeau – Entre Dux Mers

Fotos: Rejane Varella

BOM APETITE!

 

 

 

Vídeos

MODA PARA ADOLESCENTE DICAS DE LENÇOS E ECHARPESmais vídeos

Parceiros